Av. Vicente Machado, 1962 - Curitiba - PR (41)3026-0808 Whats App(41)99268-0808

Blog |

Doença cardíaca associada a doença periodontal

Compartilhe:

h

Doença cardíaca associada a doença periodontal

2016-03-07

Periodontite é uma doença inflamatória crônica, causada por colonização bacteriana que resulta na destruição dos tecidos entre a superfície do dente e a gengiva, perda do tecido conjuntivo de sustentação, erosão do osso alveolar e perda dentária. A periodontite é comum e o risco aumenta com a idade.

Uma pesquisa americana mostrou que metade dos adultos com mais de 30 anos têm periodontite e quase 10% apresentam a doença de forma grave. Durante os últimos 25 anos, diversos estudos comprovaram a associação entre periodontite e doença aterosclerótica vascular, incluindo acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, doença vascular periférica, aneurisma da aorta abdominal, doença coronariana e morte cardiovascular.

Análises mais recentes, de grandes estudos, sugerem que casos novos ou prevalentes de periodontite estão associados ao aumento do risco de doença coronariana. Foi constatado também que o risco de um primeiro infarto do miocárdio estava significativamente aumentado em pacientes com doença periodontal.

Fonte: Stewart R, Weste M. Increasing Evidence for an Association Between Periodontitis and Cardiovascular Disease. Circulation 2016; Feb 9;133(6):549-51.
perioxcardio


Envie um comentário: